domingo, 21 de agosto de 2011

Autoretrato

Em algumas cenas do nosso exercício final, trabalharemos com textos. Um deles, foi escolhido pela Marina, confere aí:

Sou pessoa de dentro pra fora. Minha beleza está na minha essência e no meu caráter. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente.
Sou isso hoje...
Amanhã, já me reinventei.
Reinvento-me sempre que a vida pede um pouco mais de mim.
Sou complexa, sou mistura, sou mulher com cara de menina... E vice-versa. Me perco, me procuro e me acho. E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar...
Não me dôo pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos. Sou boba, mas não sou burra. Ingênua, mas não santa. Sou pessoa de riso fácil...e choro também.


(Tati Bernardi)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Passo a passo

Uma vez dentro de um novo projeto é impossível evitar expectativas. Dentro do projeto Pés? a palavra expectativa consegue resumir muita coisa, até porque ela vem de todos os lados. Vem do lado dos professores que estão tendo uma experiência única em contato com pessoas portadoras de necessidades especiais, que às vezes nos fazem questionar, inclusive, se quem realmente tem uma necessidade especial não somos nós. Vem do lado das alunas, que mostram dificuldades mas, que ouvem de nós a promessa de que isso é possível (quer causar mais expectativa em alguém do que prometendo algo que nem todo mundo consegue prometer?). E vem do lado dos pais que acompanham tudo de perto e que esperam que a gente faça pelos filhos deles o nosso melhor.

A princípio, a idéia de ensinar teatro/dança para portadores de necessidades foi um tanto assustadora, mas depois que se define melhor os conceitos do que é teatro/ator, e o que é dança/dançarino, percebe-se que não é tão difícil assim. Gosto muito de uma definição de Augusto Boal quando ele fala sobre o Teatro do Oprimido. Ele diz: “Todos os seres humanos são atores, porque agem, e espectadores, porque observam. Somos todos espect-atores.” Ou seja, esses alunos já são, por natureza, atores, e a nossa função enquanto professores é apenas fazer as marcações necessárias, criar as cenas e ensaiar.

Já no lado da dança, podemos definir, de uma forma bem resumida, que dança é se movimentar ao som de uma música, sem restrição do tipo de movimento que se vai fazer. Ora, se nossos alunos têm movimentos (mesmo que nem todas as partes do corpo se movam), eles já podem dançar, basta que a gente escolha a música e a coreografia que esteja de acordo com os movimentos que eles conseguem fazer. Ou porque não o desafio de um movimento que eles ainda não conseguem, mas podem vir a desenvolver?

Claro que quando estamos apenas falando é tudo muito mais fácil do que quando estamos realmente praticando os exercícios. Mas facilita muito quando a gente percebe que está lidando com pessoas que não esperam apenas o resultado final para julgar se o caminho deu certo, mas que enxergam, em cada passo atingido, uma vitória.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Klepsydra

Algumas frase que tem orientado meu jogo de escrita...

"Como dança quem não dança?"
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura"
"Dar o peixe ou ensinar a pescar?"

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Expectativa - Esperança

A expectativa nos permite querer lutar e gerenciar melhor nossas ações e nossa vida. Vivemos em prol de sonhos e objetivos que tendem a ser concretizados. Cada um tem em mão um projeto diferente que a muito custo precisa ser realizado. A espera é algo misterioso, agoniante, se você não tem um resultado imediato a duvida vem e te toma por inteiro, mas a sua mente controla sua ansiedade e isso te dá esperança de conseguir aquilo que se deseja. Uma carga completa de negatividade e positividade se junta em um só núcleo e é isso que torna a certeza e a dúvida ainda mais conflitantes. Sonhar não é perder tempo imaginando as coisas ou deixar de viver coisas por sonhar o impossível, sonhar é ter a certeza de que você é capaz de realizar suas metas, seus objetivos, seus sonhos. Desde quando temos que ficar presos nas criticas maliciosas de seres humanos? Cada passo é dado com a maior cautela possível, e a espera que por muitas vezes é longa pode ser surpreendente, esperar não é abrir mão do presente e sim ter orgulho de querer viver um futuro. Permita-se sentir essa expectativa espera em sua vida. Eu já me permito isso tanto no PÉS?, quanto na vida. o sino que bate passou por um trabalho muito árduo pra poder alegrar os ouvidos.