A criação de coreografias a partir da perspectiva do movimento de Laban é comumente vista no âmbito da dança em todo o mundo, porém, no Brasil, é ainda pouco recorrente na sistematização do trabalho teatral, Luciana Lara diz que isso acontece devido ao desenvolvimento na dança moderna, mas que “suas idéias [de Laban] vem sendo usadas em métodos de treinamento do artista cênico desde o início do desenvolvimento de sua teoria, em consonância com as concepções de que não há divisão entre dança e teatro, corpo e mente, movimento e texto.” (LARA, 2005). Laban pensou o corpo como corponectivo (RENGEL, 2005), corpo e mente juntos. North (1973) demonstra a diferença que Laban fazia entre os termos corporal e físico. “Ação Corporal é a ação que compreende um envolvimento total da pessoa, [integrando os lados] racional, emocional e físico. Ação Física, é a ação que compreende a função mecânica do corpo.” (NORTH apud RENGEL, 2005, p.23)1. A relação de todos esses elementos permite o estudo do movimento humano. 1 [North, M. – Moviment education – child development though body motion. New York: E.P. Dutton & CO., INC., 1973]
Nenhum comentário:
Postar um comentário